Kitchari, para quem nunca ouviu falar, é um dos pratos mais famosos na culinária Ayurvédica!
Isso porque, além de gostosa, essa receita é altamente utilizada em processos de desintoxicação e restauração do sistema digestivo. Sabe a canja da sua vó que cura tudo? Então, digamos que o Kitchari cumpre esse mesmo papel. Leia até o final que você vai entender tudo sobre essa comida saudável e rejuvenescedora.
Basicamente o Kitchari (às vezes também escrito como Khichari, Khichdi ou Kitcheri) significa “um prato composto por grãos e leguminosas”. Isso quer dizer que não existe uma receita única e exclusiva de Kitchari. Muito pelo contrário, essa receita é super adaptável.
Vou compartilhar a minha receita favorita de Kitchari mais abaixo, mas para facilitar o entendimento do conceito desse prato, fiz essa ilustração:
Super versátil e customizável, essa receita pode ser modificada para deixá-la mais compatível com a sua digestão, sua constituição Ayurvédica e/ou seu dosha em desequilíbrio e também com o clima ou estação do ano.
Por exemplo, se onde você mora está muito calor ou você está com o Pitta muito agravado, talvez seja interessante diminuir as especiarias que provocam aquecimento como o gengibre, semente de mostarda e Asafetida e trocá-las por especiarias mais refrescantes como semente de coentro, coentro fresco ou semente de funcho.
Se você deseja aprender mais sobre os benefícios e como utilizar cada especiaria, confira aqui o meu Guia Completo de Especiarias – Sabor e Cura.
A receita que vou compartilhar hoje é uma versão tridosha e mais tradicional mas, como falei acima, não se prenda a uma receita de Kitchari específica porque as possibilidades de preparo, ingredientes e especiarias são inúmeras…
Te convido a explorar outras combinações e criar a sua própria versão de Kitchari!
Lembrando que não tem nada mais Ayurvédico do que você consumir produtos locais da sua região. Então, não se preocupe se você não encontrar o feijão mungo partido (também conhecido como Moyashi) tradicionalmente utilizado nessa receita devido a sua fácil digestibilidade…
Minha dica é: quanto menor o grão da leguminosa, mais fácil de digerir vai ser. Portanto, recomendo a lentilha caso não encontre o feijão mungo.
Veja abaixo opções de grãos, leguminosas, especiarias e legumes que você pode alternar e incorporar no seu Kitchari.
- Grãos: arroz basmati, arroz branco comum, arroz vermelho, arroz integral, cevadinha, quinoa;
- Leguminosas: feijão mungo partido, lentilha, lentilha rosa, feijão bolinha, feijão Kulthi, feijão Adzuki;
- Legumes: cenoura, abobrinha, batata-doce, abóbora, brócolis, couve-flor, nabo, beterraba, inhame, rabanete branco, aspargos, couve, quiabo;
- Especiarias: gengibre, cominho, semente de coentro, feno grego, cúrcuma, semente de mostarda, ajwain, asafetida, pimenta preta, folha de louro, folha de curry fresca, funcho, erva-doce, e por aí vai…
Muitas vezes na culinária Ayurvédica dizemos que quanto mais simples forem os ingredientes do seu prato, mais fácil será a digestão e, portanto, melhor será a absorção dos nutrientes.
Dito isso, o ideal é utilizar um tipo de grão, um tipo de leguminosa e no máximo dois tipos de legumes no seu Kitchari (para as especiarias, o céu é o limite haha).
Claro que você pode misturar mais de um grão e/ou mais de uma leguminosa, mas é sempre interessante manter a mesma proporção de grãos e leguminosas, pois é essa combinação que forma uma proteína completa. Sendo assim, o Kitchari, além de tudo, é uma ótima opção para vegetarianos e veganos (quando feito sem o Ghee).
Um dos maiores benefícios do Kitchari e também o que motiva a sua popularidade em semanas de detox é que, apesar dele ser uma refeição completa e nutritiva, é um alimento muito fácil de ser digerido.
Quando consumido como monodieta por indicação de um terapeuta Ayurveda, esse alimento rico em fibras te ajuda a dar um reset na sua digestão e eliminar toxinas. O Kitchari além de ser parte de uma dieta anti-ama (ama = toxinas), também é utilizado em dietas de recuperação e rejuvenescimento.
Aqui em casa gosto de comer Kitchari pelo menos uma vez por semana, como forma de manutenção do meu sistema digestivo.
Se eu ainda não te convenci a provar o Kitchari, agora vai: ele é rápido e fácil de fazer e, o melhor de tudo é que ele é feito em uma panela só! Ou seja, menos louça pra lavar depois! Haha
Agora que você já sabe tudo sobre o Kitchari, vamos a receita:
KITCHARI
Ingredientes:
- 4 xícaras de água;
- ½ xícara de feijão mungo partido ou lentilha;
- ½ xícara de arroz;
- 2 cenouras grandes;
- 1 abobrinha média;
- 1 col. de sopa de manteiga Ghee (ou óleo vegetal de sua preferência);
- ¼ col. de chá semente de mostarda;
- ½ col. de chá de semente de cominho;
- ½ col. de chá de semente de coentro;
- ½ col. de sopa de gengibre fresco picado;
- uma pitada de asafetida (se não tiver, tudo bem);
- uma pitada de pimenta preta moída;
- ½ col. de chá de cúrcuma em pó;
- ½ col. de chá de semente de coentro em pó;
- 4-5 folhas de curry fresco (se não tiver, pode substituir por 1-2 folhas de louro seco);
- Coentro fresco (opcional para finalização);
- Limão (opcional, mas super recomendo!);
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
- Deixe o feijão mungo ou lentilha de molho por no mínimo 8 horas. Escorra a água e reserve;
- Aqueça 4 xic. de água em uma chaleira ou outra panela enquanto você prepara os ingredientes do Kitchari (essa é um truque para otimizar tempo na cozinha);
- Moa as sementes de cominho e coentro no pilão para liberar mais sabor e aroma;
- Aqueça o Ghee ou óleo na panela e adicione as sementes de mostarda. Quando as sementes de mostarda começarem a estalar, adicione as sementes que foram moídas no pilão;
- Depois adicione o gengibre fresco e os outros temperos seguindo esta ordem: asafetida, pimenta do reino, cúrcuma e coentro em pó. Misture todos os temperos por uns 10 segundos;
- Adicione a lentilha ou feijão e refogue por alguns minutos;
- Adicione o arroz e mexa tudo;
- Por fim, adicione a cenoura e a abobrinha e refogue;
- Quando estiver tudo bem misturado adicione a água quente e o sal;
- Assim que ferver, tampe a panela e abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25-30 minutos.
Recomendo finalizar o prato espremendo limão por cima e também adicionando coentro picadinho.
Se você é do time que diz que coentro tem gosto de sabão, não precisa colocar, mas saiba que o coentro potencializa os efeitos de detox e é maravilhoso para equilibrar os três doshas do corpo. De qualquer forma você pode substituir o coentro por manjericão ou salsinha que também vai dar um toque especial.
Espero que tenha gostado de saber mais sobre esse prato Indiano que tem ganhado cada vez mais espaço ao redor do mundo graças a difusão do conhecimento do Ayurveda por aí.
Se você já conhecia o Kitchari, me conta qual a sua combinação de temperos e ingredientes favorita para preparar o seu? Vou adorar saber seus comentários!
Ahh! E quando fizer essa receita me marca lá no Instagram @joyfulnectar para eu repostar. Vou amar ver a sua criação!
0 comentários