Se você me conhece um pouquinho, sabe que eu sou a louca dos chás. Não saio de casa sem ter um sachêzinho de chá na bolsa ou uma garrafa térmica com chá na mão. O que eu mais amei quando visitei a Turquia é que eles te oferecem chá de maçã em qualquer lugar, até mesmo em lojas de acessórios e decoração no meio do Gran Bazar.
Recentemente eu e o Diego assistimos uma série Turca (Black Money Love — quem aí assistiu?) e fiquei com água na boca ao ver eles servindo tanto chá de maçã nos episódios. Infelizmente muitos chás de maçã de saquinho contém ingredientes artificiais, por isso decidi criar a minha própria versão dessa iguaria e ficou uma delícia! Ando viciada nele, sério!
Além de gostoso e fácil de fazer, as propriedades deste chá são maravilhosas graças ao uso de especiarias como canela e cravo. Inclusive, esse chá tem me ajudado bastante no alívio de cólicas menstruais. Abaixo vou te contar mais alguns dos benefícios desses ingredientes mas, se você se interessa por remédios caseiros e cura natural, te convido a conhecer mais sobre o poder das especiarias no meu Guia completo de especiarias – Sabor & Cura.
CANELA:
- Promove agni (poder digestivo)
- Reduz gases, diarreia e outros desconfortos abdominais
- Promove um ciclo menstrual saudável
- Melhora a circulação
- Reduz a congestão
- Queima toxinas
- Ação antifúngica
- Auxilia em casos de infertilidade
- Ajuda no equilíbrio de Vata e Kapha dosha
CRAVO:
- Limpa congestão e muco
- Alivia tosse, sinusite, bronquite e asma
- Trata dor de dente e dores de cabeça
- Ação analgésica e anti-inflamatória
- Estimula o metabolismo e ajuda a perder peso
- Estimula a digestão sem agravar Pitta dosha
- Reduz cólica
- Aumenta a libido
- Aumenta a produção de leite materno
- Tridosha (mas Pittas devem consumir em moderação)
Vamos a receita:
CHÁ DE MAÇÃ CASEIRO
Ingredientes:
- 1 maçã (de preferência orgânica) picada em cubinhos
- 1-2 paus de canela
- 4 cravos
- 4 xícaras de água
- ½ – 1 limão Siliciano ou Tahiti
- Hortelã (opcional)
Modo de Preparo:
- Coloque a maçã, a canela, o cravo e as 4 xícaras de água em uma chaleira ou panela pequena e leve ao fogo. Assim que ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por uns 15 minutos.
- Enquanto isso, esprema o limão e reserve o suco. Se quiser potencializar o sabor do limão, você pode tirar algumas lascas da casca dele e adicioná-las na infusão.
- Passado os 15 minutos, apague o fogo e, com muito cuidado para não se queimar, coe o chá com o auxílio de uma peneira. Você pode utilizar outra chaleira, panela ou recipiente de vidro para armazenar o chá.
- Adicione neste recipiente o suco do limão e o seu chá estará pronto para ser servido!
Eu gosto de colocar um galhinho de hortelã na xícara para dar um toque ainda mais especial.
Se você quiser, pode adoçar o chá com açúcar mascavo ou com um fio de mel, lembrando sempre que, segundo o Ayurveda, não devemos aquecer o mel pois ele se torna tóxico. Portanto, se quiser adicionar mel, espere o chá esfriar um pouco antes de adoçar.
Quer conferir a receita em vídeo também? Eu fiz um reels lá no meu Instagram, clique aqui para ver!
Espero que você faça e ame essa receita tanto quanto eu!
Ahhh! E quando fizer, me conta se gostou? Também vou amar repostar seu cházinho lá no meu Instagram. É só você marcar o @joyfulnectar na sua postagem.
Şükran
Gratidão!
0 comentários