Bem-vindas e bem-vindos ao primeiro post do nosso blog! Uhul!
Eu estou muito animada em ter esse espaço para poder me aprofundar nos conteúdos que já compartilho no Instagram há alguns anos! Aliás, se você não me segue por lá ainda, clique aqui e acompanhe de perto o meu dia a dia.
O foco maior deste blog é trazer dicas, conhecimento e reflexões sobre assuntos que englobam o bem-estar e um viver consciente de forma geral. Aqui entra slow-living, rotina, yoga, receitas saudáveis, viagens e, claro, a nossa menina dos olhos, o Ayurveda. Por isso, nada mais justo do que começar respondendo a pergunta mais frequente por aqui:
Mas afinal, o que é Ayurveda?
Se você nunca ouviu falar no Ayurveda antes, relaxa pois você não está sozinha! O Ayurveda vem se popularizando cada vez mais no Brasil (ainda bem!), mas ainda assim é um assunto muito desconhecido. Aqui neste espaço vou ter a honra de te apresentar o Ayurveda, a ciência que transformou minha vida e saúde. A cada post vamos nos aprofundar mais e mais no mundo do Ayurveda.. sempre de forma didática e acolhedora. Quem vem?
De origem Indiana, o Ayurveda é uma ciência médica milenar que foi escrita em Sânscrito há mais de 5 mil anos atrás. Esse sistema de saúde tem como ênfase a prevenção e o tratamento de doenças humanas.
Tá, eu já sei o que você está pensando…
“Como algo tão antigo pode ser relevante nos dias de hoje?”
Segura aí que eu vou explicar, mas primeiro quero te abrir os olhos para alguns pontos importantes:
- O Ayurveda é um conhecimento sobre o qual você aprende e se beneficia através da prática e vivência.
Praticar o Ayurveda muitas vezes é intuitivo e deveria até fazer parte do senso comum… É como se todos nascessem sabendo Ayurveda mas no decorrer da vida desenvolvessem filtros, hábitos e crenças que vão na contramão desses princípios. Por causa disso o Ayurveda parece ser um bicho de sete cabeças tão diferente dos nossos costumes e rotina, isso faz com que a maioria das pessoas pensem “Ayurveda não é para mim” e acabem perdendo o interesse em experimentar os benefícios inegáveis que essa ciência pode trazer.
- O Ayurveda não tem nada a ver com religião.
Outro motivo pelo qual outras pessoas não se permitem experienciar o Ayurveda é por achar que a prática tem a ver com uma religião. Essa é uma confusão comum, pois muitos praticantes e terapeutas Ayurvédicos seguem uma certa religião e portanto dão a entender que práticas religiosas estão associadas ao Ayurveda. Porém isso não condiz com a verdade. Você não precisa ser Hindu ou Budista, por exemplo, para seguir o Ayurveda. Você pode ser Cristão (assim como eu, diga-se de passagem) ou até mesmo ser ateu e ainda assim se beneficiar dessa ciência milenar nascida na Índia.
De forma bem resumida, o tratamento Ayurvédico consiste em trazer o corpo de volta para seu estado de equilíbrio através de mudanças no seu estilo de vida, alimentação, uso de ervas, práticas de yoga e respiração, meditação, massagem com óleos, entre outras terapias holísticas e naturais.
O Ayurveda trabalha a conexão do corpo físico, seus órgãos dos sentidos, sua mente e consciência, em harmonia com o seu ambiente. Isso porque os ensinamentos do Ayurveda são baseados na observação da natureza e em seus efeitos no nosso organismo.
Para o Ayurveda, o universo e o corpo humano possuem 5 elementos em comum que formam a nossa constituição. Consequentemente, essa ciência também prevê que nós somos diretamente afetados pelos ritmos da natureza. Um ótimo exemplo dessa relação é observar como um dia de sol pode te deixar mais feliz e com vontade de sair de dentro de casa, enquanto um dia cinza de chuva te inspira a ficar no aconchego do lar.
Essa é apenas uma das razões que indicam que as observações e ensinamentos estabelecidos mil anos atrás são ainda relevantes, pois elementos como o espaço, ar, fogo, água e terra ainda estão presentes na natureza nos dias de hoje.
Outro motivo é que o nosso corpo não mudou muito nesse tempo. Continuamos tendo veias, sangue, olhos, músculos, ossos, dentes, estômago, intestino, etc..
Por fim, enquanto a medicina ocidental moderna tem por volta de 200 anos, a medicina Ayurveda tem mais de 5 mil anos e isso quer dizer que ela já foi testada e aprovada por milhares de pessoas ao longo desse tempo todo. Alias, eu sou prova viva de que esses ensinamentos milenares funcionam até hoje, mas isso é assunto para um próximo post!
Outra grande diferença entre a medicina moderna e o Ayurveda é que o Ayurveda não compreende diagnósticos de doenças da mesma forma que a medicina ocidental entende. A medicina Ayurvédica não espera “dar ruim” nos seus exames de laboratório para agir com algum caminho de cura, pelo contrário, ela reconhece desconfortos “comuns” (como dor de cabeça, cólica menstrual, gases, azia, etc.) como sinais de doença se instalando no corpo.
Por isso eu acredito que o conhecimento Ayurvédico somado ao conhecimento da medicina ocidental e das novas tecnologias pode trazer inúmeros benefícios para quem está buscando ter uma vida mais longa e com mais saúde.
Se você se interessa por medicina integrativa e caminhos de cura naturais e holísticos, vem comigo que eu quero te mostrar como o Ayurveda pode transformar a sua saúde assim como transformou a minha. Se você quer saber como cheguei ao Ayurveda e por que decidi me dedicar à formação em terapeuta Ayurvédica, não perca os próximos posts.
0 comentários